Dados do Acervo - Dissertações

Número de Chamada   
 
Dis.Dis.    658.4012658.4012    C871eC871e    20062006   
Autor Principal Coutinho, Mônica MenezesCoutinho, Mônica Menezes
Entradas Secundárias/Autor Melo, Hermes Teixeira deMelo, Hermes Teixeira de orientadororientador
Universidade SalvadorUniversidade Salvador. Mestrado em Administração EstratégicaMestrado em Administração Estratégica.
Entradas Secundárias/Título Mestrado em Administração EstratégicaMestrado em Administração Estratégica
Título Principal Estudo do modelo de gestão e da estrutura organizacionalEstudo do modelo de gestão e da estrutura organizacional : um olhar sobre organizações não governamentaisum olhar sobre organizações não governamentais / Mônica Menezes Coutinho; orientador: Hermes Teixeira de MeloMônica Menezes Coutinho; orientador: Hermes Teixeira de Melo.
Publicação 20062006.
Descrição Física 99 f.99 f. : il.il. ; 30 cm30 cm.
Notas de Dissertação e Tese Dissertação (mestrado) - Universidade Salvador - UNIFACS. Mestrado em Administração Estrategica, 2006Dissertação (mestrado) - Universidade Salvador - UNIFACS. Mestrado em Administração Estrategica, 2006.
Nota de Bibliografia Inclui refências bibliográficasInclui refências bibliográficas.
Nota de Resumo, etc. Resumo : Este trabalho tem como objetivo analisar os modelos de gestão e as estruturas organizacionais das ONGs pesquisadas, nomeadamente: Coordenadoria Ecumênica de Serviço, Instituto de Permacultura da Bahia e o Projeto Somar. Possibilitando um entendimento a cerca de sua dimensão empresarial. O estudo criou uma análise de modo a entender suas semelhanças e diferenças as estruturas organizacionais convencionais. Para tanto, o trabalho parte de uma abordagem histórica das instituições pesquisada, sua origem, características, gestão, competitividade mercadológica, profissionalização, tecnologia, treinamento, metodologia de trabalho, adoção de planejamento, estrutura organizacional, vínculo empregatício, diversificação do negócio e lucratividade. A metodologia utilizada constou de estudos de caso e de levantamento bibliográfico sobre o terceiro setor. Foram utilizados 12 (doze) critérios fundamentais e a eles foram agregados indicadores que foram avaliados nesta pesquisa. Houve a atribuição de duas escalas: uma indicadora da freqüência de ocorrência de cada indicador por critério, outra indicadora da percepção da importância de cada item. As ONGs pesquisadas apresentaram uma gestão participativa, lideres desempenhados atividades com liberdade e responsabilidade, atuação no setor publico, privado e também no mercado profissional, internacional com incentivo de capacitação e de pós-graduação, organizações dotadas da utilização de tecnologia e acesso a sistemas integrados e banco de dados, apresentando uma baixa rotatividade de pessoal. Não foi percebido grau de improvisação no gerenciamento. Identificou-se uma instituição preocupada com a profissionalização da gestão e com a rentabilidade de seus empreendimentos. Contrária de dependência financeira para execução de seus serviços, constitui-se em uma empresa moderna, mobilizando-se à luz dos novos cenários da era da informação para construir caminhos e otimizar as condições de viabilização do seu modelo diferenciado nos campos educacionais, ambientais e empresariais, centrados na missão de educar seus funcionários com objetivo de desenvolver e potencializar seus talentos e estimular o desenvolvimento de liderança em processo de mobilização cultural e social.
Notas Locais Material disponível no Setor de Multimeios na Caixa Dissertação 04 nº 14Material disponível no Setor de Multimeios na Caixa Dissertação 04 nº 14
Assunto Administração estratégicaAdministração estratégica
Organizações não governamentaisOrganizações não governamentais
Associações sem fins lucrativosAssociações sem fins lucrativos